segunda-feira, 16 de março de 2015

O Grande Talvez



As últimas palavras do 'poeta' François Rabelais foram:

"Vou em busca de um Grande Talvez..."

Os "Grandes Talvezes" da vida da gente nos fazem não estacionar. Essa falta de certezas, mas a busca de uma continuidade, de algo que faça sentido, e que pode dar certo ou não, mas que vale a pena tentar só pra descobrir, é o Grande Talvez da vida de todo mundo...
Minhas perguntas são um oceano que me afoga a cada dia... as respostas, que eu acho, que eu dou a mim mesma, que eu encontro, que eu invento, que fazem algum sentido, são os pedaços de toco que me salvam desse naufrágio...
Nem sempre me sinto assim tão afogada. Às vezes, deixo de procurar o "Grande Talvez" por ter a certeza de tê-lo encontrado. E às vezes, o grande talvez está só na espera ou no caminho... então o mar não se enche de perguntas mal respondidas...
Eu sei que no fundo, o 'grande talvez' nada mais é do que o rumo que se toma na esperança de que a vida se torne feliz e, até, mais fácil. O 'grande talvez' é a própria esperança. A infinitude da vida. A eternidade do caminhar. A chance de sempre poder alcançar a completude e as respostas. E, visto dessa forma, ele não me assusta... Ao contrário, o grande talvez é uma reticência sorrindo, no meu caminhar...
Mesmo que 'talvez' se pareça muitíssimo com 'se', e eu detestar o 'se'.



Nenhum comentário:

Postar um comentário